Informação corporativa
  • Noticias /
  • 6 formas de ser mais sustentável na praia

Noticias Florette

6 formas de ser mais sustentável na praia

31/08/2021

O turismo de sol e praia é uma das bases da economia espanhola. E não só por motivos económicos, mas também porque temos algumas das melhores praias do mundo, devemos cuidar delas. No verão, a grande maioria deixa as suas residências habituais para passar alguns dias na costa. Mas se quisermos continuar a fazê-lo durante muitos anos, temos que cuidar dos nossos ecossistemas. Como?

1. Não deixar resíduos na costa: muitas vezes, vamos passar todo o dia na praia, o que faz com que levemos as nossas próprias comidas e bebidas. É muito importante que se deitem os restos no lixo, nos respetivos contentores para a sua reciclagem, ou se forem praias virgens e não tiverem contentores de lixo, que se levem de volta para casa. Pelo sim, pelo não, é importante que se leve um saco para recolher as embalagens e os resíduos que se possam gerar.

2. Não tomar duche na praia: caso se queira cuidar do meio ambiente, não se pode tomar banho com sabão na praia, dado que os restos deste terminam no mar e contaminam o habitat dos animais e plantas do fundo marinho.

3. As lembranças estão melhor na mente: não se devem levar plantas, conchas, corais ou animais da costa como lembranças, dado que se danifica e se rompe o ecossistema costeiro. Além disso, alguns poderão estar em vias de extinção, pelo que se estaria a promover o seu desaparecimento.

4. Sermos responsáveis com os nossos animais de estimação: caso se queira desfrutar das praias com animais de estimação, é necessário que se cuide deles. Por isso, deve-se evitar que saiam das zonas disponibilizadas para eles e que se recolham os seus excrementos, para se impedir que estraguem as paisagens.

5. Escolher a melhor forma de chegar à praia: deve-se dar prioridade à deslocação até à costa a pé ou de bicicleta, evitando-se assim os engarrafamentos e a contaminação dos carros. Caso tal não seja possível, deve-se utilizar o estacionamento disponibilizado para os veículos e nunca estacionar em dunas ou sobre plantas, porque com isso se danificaria o ambiente.

6. Utilizar protetores ecofriendly: é imprescindível que se aplique creme solar quando se está na praia. Desta forma, evitam-se queimadelas e doenças a longo prazo. Mas, embora a maioria dos protetores seja boa para a nossa pele, nem todos o são para o meio ambiente. Por isso deve-se dar prioridade aos que não são elaborados com produtos químicos ou microplásticos.

Passar bem não é contraditório de cuidar do ambiente, de forma que devemos ser responsáveis e tratar as nossas praias da melhor forma possível. E você, conhece algum outro conselho que nos ajude a conseguir uma costa mais sustentável? Conte-nos nos comentários.