Informação corporativa

Noticias Florette

6 benefícios das uvas

10/09/2021

Embora o momento mais típico para se comerem uvas na Espanha seja o das 12 badaladas da Passagem de Ano, esta fruta é vindimada agora, no mês de setembro. Esta fruta de temporada é consumida desde a pré-história, embora tenha tido o seu grande auge nas culturas romana e grega, que inclusivamente lhe dedicaram os seus deuses: Dionísio e Baco.

Esta fruta é uma baga e, como tal, tem fitonutrientes e, portanto, proporciona grandes benefícios à nossa saúde. As uvas pretas contêm antocianinas e resveratrol e as brancas destacam-se pela quercetina. Além destes, proporcionam muitos outros benefícios:

1. Controla a pressão arterial: o seu teor de potássio ajuda a reduzir a pressão arterial e favorece o bom estado das artérias e do coração, melhorando a vasodilatação e diminuindo o risco de trombose.

2. Regula o trânsito intestinal: o seu alto teor de água e fibras ajuda a manter-nos hidratados e favorece um trânsito intestinal saudável.

3. Trava o envelhecimento: a pele das uvas pretas contém resveratrol, uma substância com antioxidantes que ajuda na regeneração celular.

4. Funciona como diurético: as uvas ajudam a eliminar os líquidos retidos e as toxinas do nosso corpo de forma natural.

5. Proporciona energia: esta fruta de temporada é uma fonte de açúcares e hidratos de carbono, pelo que nos proporciona uma grande quantidade de energia.

6. Favorece o cuidado da vista: as antocianinas das uvas não só são excelentes para prevenirem doenças oculares degenerativas como as cataratas, mas também nos ajudam a manter a acuidade visual durante mais tempo.

Há diferentes variedades desta fruta de acordo com a sua cor e zona mas, apesar disso, todas elas têm muito boas propriedades. Além disso, é muito versátil, porque além de ser consumida como sobremesa, também serve para a elaboração de mosto ou vinho, ou inclusivamente ser incluída nas nossas receitas, como nesta salada original.

Salada de trigo mourisco, uvas e cogumelos

Para prepará-la, começa-se por lavar o trigo mourisco e cozê-lo em água a ferver com sal durante 20 minutos. Emprata-se no centro de um prato fundo, com a ajuda de um molde circular.

Em seguida, cozinham-se os cogumelos cortados em quartos na placa e também se empratam juntamente com o trigo mourisco. Cortam-se as uvas a meio, o pepino em rodelas e completa-se a salada. Por último, incorporam-se os Primeiros Rebentos Deluxe e temperam-se.
Acaba-se preparando um vinagrete com o sésamo, o azeite e o vinagre de arroz e tempera-se a salada. Que vontade de a provar!

Depois de conhecer todos os seus benefícios e a sua grande versatilidade na cozinha, só estamos ansiosos pelo início da época das uvas! Qual a sua variedade preferida e como é que gosta de a consumir? Conte-nos nos comentários!