Informação corporativa
  • Noticias /
  • 6 benefícios da lima. Muito mais do que um toque especial nos seus pratos

Noticias Florette

6 benefícios da lima. Muito mais do que um toque especial nos seus pratos

10/08/2021

Desde a Idade Média podemos desfrutar deste tempero de receitas nas nossas cozinhas. É um facto que o toque ácido da lima se converteu num dos toques mais especiais das receitas de todo o mundo. Além disso, não só proporciona um sabor muito especial nos nossos pratos, mas também proporciona grandes benefícios ao nosso organismo com apenas algumas gotinhas do seu sumo. Sabia que só um pingo do seu suco tem muito boas propriedades?

- Vitamina C: esta fruta proporciona-nos 33% da ingestão diária recomendada desta vitamina.
- Propriedades antioxidantes, antisséticas e alcalinizantes.
- Regula o excesso de ácido clorídrico no estômago.
- Proporciona vitaminas, minerais e fibras.
- 80% do seu conteúdo é água, pelo que o seu contributo calórico é muito baixo.

Todas estas propriedades atuam a favor do nosso organismo, oferecendo-nos benefícios como:

- Alivia os problemas respiratórios e o catarro: a lima contém flavonoides, um composto que ajuda a descongestionar as vias respiratórias.

- Melhora a digestão: o seu forte aroma estimula a produção de sucos gástricos, ajudando na digestão.

- Ajuda no cuidado da pele: o óleo da lima aplicado na pele ou o consumo do seu sumo favorecem o rejuvenescimento e o brilho. Além disso, o ácido da lima aplicado diretamente na pele serve de esfoliativo e cura a caspa e os ardores.

- Evita a desidratação: o seu alto teor de água, vitaminas e minerais ajuda a manter o nosso corpo hidratado.

- Adequada para diabéticos: o baixo índice de glicemia e hidratos dos citrinos favorece as pessoas com diabetes.

- Regula os problemas intestinais: o seu alto teor de fibras e os seus ácidos ajudam a limpar e purificar o sistema excretor.

- Agora que já conhece tudo o que ela nos proporciona, de certeza que está a procurar a forma de incluir este toque tão especial nas suas receitas. Não é verdade? Hoje trazemos-lhe duas receitas que o surpreenderão!

Salada de abacate crocante

Saboreie uma receita original e muito completa com esta salada de abacate crocante!

Para começar, tritura-se o pão duro num processador de alimentos e mistura-se numa tigela grande com o topping superalimentos e o sal. Reserva-se.

Em seguida, corta-se o abacate em lâminas grossas e empanam-se primeiramente com ovo batido e depois com a mistura anterior. Coloca-se o abacate panado num tabuleiro com papel vegetal e cozinha-se a 180 ºC durante 25 minutos.

Coloca-se a salada Mezclum Florette numa saladeira juntamente com a laranja cortada em gomos e mexe-se o conjunto antes de empratar.

Para terminar, adiciona-se o abacate crocante e tempera-se com uma mistura de azeite, sumo de lima e queijo Ricota. Ficará encantado com o resultado!

Batata-doce recheada de verduras

Um prato principal e repleto de cor, que fará com que desfrute de todo o sabor das verduras.

Começa-se por cortar as batatas-doces a meio e colocá-las num tabuleiro com papel vegetal. Adiciona-se sal, pimenta, um pouco de azeite, e estufa-se a 200 ºC durante 40 minutos.

Enquanto se estufa, prepara-se o recheio. Para tal, salteiam-se as verduras para sopa juliana numa sertã com um pouco de azeite. Quando estiverem ligeiramente cozinhadas, junta-se o grão-de-bico e tempera-se.

Depois de as batatas-doces estarem prontas, esvazia-se o interior e junta-se à mistura de verduras e grão-de-bico e recheia-se novamente.
Para preparar o molho, bate-se o abacate com o iogurte grego e o sumo de lima e coloca-se sobre as batatas-doces. Decora-se com coentros picados e toca a saborear!

E você, a que receitas é que gosta de dar esse toque de lima? Conte-nos nos comentários