Informação corporativa

Noticias Florette

5 ideias de Refogado

25/04/2020

O que seria de um bom prato sem o seu refogado? É um facto que o refogado é o acompanhamento imprescindível para centenas de receitas, como um tempero para uma salada! O refogado é fundamental na cozinha mediterrânica, tanto para arroz, como para legumes ou qualquer guisado!

Mas primeiramente, o que é refogar? Esta prática consiste em fritar os alimentos durante pouco tempo, o estritamente necessário para que adquiram um pouco de cor, e assim se terminam de cozinhar ao adicioná-los a um guisado ou molho. Um conselho: na hora de refogar, tenha em conta a dureza de cada ingrediente, porque isso determina a ordem em que o deve ir adicionando à sertã para que tudo fique com o mesmo grau de cozedura.

Por isso, para que possa continuar a inovar na cozinha e a surpreender com as suas criações, deixamos-lhe 5 ideias para que dê o melhor sabor aos seus pratos!

Refogado de Cebola

Descasque a cebola e corte-a em cubos, com o menor tamanho possível. Pique também os alhos e corte-os em bocados muito finos. Numa sertã, preparada com azeite virgem extra quente, adicione primeiramente os alhos.

Cozinhe durante 2 minutos até que fiquem ligeiramente dourados a uma temperatura média, adicione a cebola e cozinhe em lume brando até que fique dourada. Adicione o tempero de sal e está pronto!

Refogado de Tomate e Cebola

Só terá que adicionar o tomate ao Refogado de Cebola! Mas valerá a pena. Dá-lhe um toque de sabor!

Corte o tomate em cubinhos para que, desta forma, sejam cozinhados uniforme e rapidamente. O momento chave para o adicionar é quando a cebola estiver meio escalfada. Atenção! Se adicionar simultaneamente o tomate e a cebola, a água do tomate impedirá que a cebola seja escalfada.

Refogado de Molho de Tomate

Depois de controlados os refogados básicos, é tempo de inovar! Por exemplo, para o adicionar a uma massa ou arroz, esta ideia é excelente.

Pique cebola, alho-porro, alho e tomate. E refogue numa caçoila com duas colheres de azeite virgem extra. Quando estiverem a cozer, adicione um pouco de pimentão e caldo de peixe. Deixe reduzir para que a verdura adquira o sabor, e já está!

Para os que não complicam as coisas!

A última ideia é para aqueles que necessitam de rapidez na cozinha, mas que gostam de comer de forma saudável! E para eles, as Verduras para Refogado Florette são a solução!

Como prepará-lo? Numa deliciosa receita de Arroz com Verduras!

Refogue as verduras para refogado numa sertã com azeite. Enquanto são cozidas, corte a cenoura e a aboborinha em cubos e meias luas respetivamente. Adicione-as ao refogado anterior e deixe cozinhar.

Quando já estiverem cozinhadas, rale o tomate em cacho sobre a sertã, adicione o arroz e refogue-o. Deite a água, tempere com sal e pimenta e adicione o açafrão e o louro. Aqueça até que comece a ferver e coza o arroz durante 15 minutos.

Apague o fogo e deixe que o arroz repouse durante 5 minutos. Emprate e decore com salsa fresca. Uma receita rápida e saudável!

E você, como é que gosta de acompanhar as suas receitas? Conte-nos o seu melhor refogado em comentários!