Informação corporativa
  • Noticias /
  • 5 conselhos para fazer um turismo eco neste verão

Noticias Florette

5 conselhos para fazer um turismo eco neste verão

15/06/2021

O verão aproxima-se e, com ele, o bom tempo. Isto faz com que o nosso estado de alma melhore. O sol faz com que fiquemos bem-humorados! E apetece-nos fazer mais planos, escapadelas… E é um bom momento para o fazermos de forma sustentável. Continue a ler!

Embora as férias sejam tempo para desfrutar da família, amigos, sol, calor e mar, também é uma estação em que não nos podemos esquecer de continuar a cuidar do nosso planeta. Não há nada melhor do que desfrutar de tudo o que a terra nos dá e, simultaneamente, cuidar dela!
Este novo estilo de viajar é o turismo eco que tenta procurar experiências inolvidáveis, respeitando o meio ambiente.

Gostaria de saber como adaptar o turismo eco às suas férias? Em seguida, deixamos-lhe vários conselhos para que passe umas férias de verão de uma forma muito sustentável:

1. Programe a sua viagem procurando alojamentos sustentáveis: quando planear a sua escapadela, procure alojamentos que tenham atividades lúdicas que lhe permitam desfrutar da natureza e que contem com iniciativas respeitadoras do meio ambiente.

Dica! Quando se tratar de criar as suas reservas, tente levá-las no telemóvel para evitar imprimi-las, evitando o consumo de papel!

2. Utilize o transporte sustentável: sempre que visite um lugar, convém que vá a pé ou de bicicleta. Ficará encantado! Quer se trate de um passeio na praia, quer no centro antigo de uma cidade, é uma forma divertida de partilhar momentos em companhia e sem ter que pensar no estacionamento.

Além disso, é uma forma de praticar exercício durante as férias, e também é uma forma muito mais gratificante de visitar um lugar, dado que presta mais atenção ao que está à sua volta e pode chegar a descobrir lugares fantásticos que, utilizando outro transporte, talvez não visitaria.

3. Consuma produtos locais: ajude o desenvolvimento local do lugar que visitar, consumindo produtos da época e km 0 da zona. Se consumir a comida local da zona e outros produtos típicos, poderá apoiar a economia local e aprender com a sua cultura e tradições. Descobrirá o sítio como mais um!

4. Cuide dos lugares que visitar: quer se trate de um piquenique na praia, quer no monte, recolha os seus resíduos e guarde todos os compostos inorgânicos para depois os depositar no contentor apropriado. Recomendamos que não recolha unicamente os resíduos que criar, mas que também retire os que foram deixados por outras pessoas, tentando cuidar do planeta. A reciclagem é altamente necessária para a preservação dos recursos naturais e dos lugares turísticos que se visitam.

5. Cuide do planeta: em férias temos muito tempo livre para proporcionarmos o nosso grãozinho de areia nos cuidados com o planeta. Para tal, podemos fazer parte de algum voluntariado que ajude a recuperar ou conservar espaços naturais de uma zona, ou também se pode desenvolver alguma atividade que ajude na conservação do meio ambiente como, por exemplo, colaborar na recolha de desperdícios de um rio.

Este tipo de atividade não só lhe permite gozar férias sustentáveis, mas também o ajudará a continuar a cuidar do planeta.

Convidamo-lo a desfrutar da natureza e conservar o meio ambiente através de pequenas alterações que podem ser efetuadas, tanto no dia a dia como nos dias que são tão especiais e desejados como os das férias de verão.

Qual o plano sustentável que pensou preparar para estas férias? Conte-nos nos comentários!