Informação corporativa
  • Noticias /
  • 3 ideias para incluir quinoa nas suas receitas

Noticias Florette

3 ideias para incluir quinoa nas suas receitas

27/10/21

Apesar de ainda ser um pouco desconhecida na sociedade atual, este alimento era denominado de “mãe de todos os cereais” pelos incas. E não só oferece grandes benefícios para a saúde mas também é muito versátil e podem-se preparar receitas requintadas com ela. Sabe de que é que estamos a falar? Claro, da quinoa!

De acordo com a FAO, a quinoa é “o único alimento vegetal que tem todos os aminoácidos essenciais, oligoelementos e vitaminas para a vida, além de não conter glúten”. Além disso, tem muitas propriedades nutricionais benéficas para o nosso organismo:

-Tem um alto teor de minerais como o fósforo, o potássio, o magnésio e o cálcio.
- É rica em vitaminas do complexo B, C e E.
- É rica em aminoácidos, bons para o desenvolvimento cerebral.
- Proporciona proteínas.
- Boa fonte de fibras.
- É rica em Ómega 6.
- Apresenta um índice glicémico muito baixo.

Depois de descobrir todos os seus benefícios, de certeza que está a desejar aprender diferentes formas de a incluir nos seus pratos, não é verdade? Não se preocupe! Hoje propomos-lhe três ideias.

Salada de quinoa e morangos

Uma salada vegetariana, equilibrada e muito completa? Adicione hidratos e consiga uma maior sensação de saciedade.
Para prepará-la, começa-se por lavar a quinoa e cozê-la numa panela com água e sal durante 15 minutos. Reserva-se numa tigela grande.
Enquanto se prepara, cortam-se os morangos em rodelas, os queijos em metades e a cebolinha em juliana. Juntam-se os ingredientes anteriores com a quinoa, adiciona-se a cenoura e mistura-se o conjunto.
Em seguida, empratam-se os Primeiros Rebentos Florette no recipiente que mais agradar e coloca-se a mistura de quinoa ao lado.
Por último, tempera-se com sal, azeite e vinagre e decora-se com os frutos secos ligeiramente triturados. Tem bom aspeto, não é verdade?

Piza de quinoa e rúcula

Mas se quiser fazer um prato muito original e saudável, esta piza de quinoa e rúcula é o que procura!
Começa-se por cozer a quinoa, previamente lavada, numa panela com água a ferver. Decorridos 12 minutos, escorre-se e coloca-se numa tigela grande. Adiciona-se a água, o sal, o azeite, o alecrim e o alho em pó e tritura-se.
Depois de pronto, estende-se a massa resultante sobre uma bandeja com papel de forno, fazendo um círculo. Estufa-se a 190 ºC durante 20 minutos aproximadamente, até que fique dourada.
Sobre a base de quinoa, coloca-se o molho de tomate e, sobre o mesmo, a aboborinha em rodelas.
Adicionam-se as azeitonas pretas laminadas, as sementes de girassol e o mel e volta-se a assar a 190 ºC durante 5 minutos.
Para terminar a piza, coloca-se rúcula Florette sobre a sua superfície. Mmm… que bom aspeto!

Salada de espinafres, quinoa e cogumelos

E que é que nos diz de uma salada temperada? Esta de espinafres, quinoa e cogumelos é ideal para o outono.
Começa-se por lavar a quinoa e cozê-la em água com sal durante 15 minutos. Reserva-se.
Em seguida, cortam-se os cogumelos em quartos e refogam-se numa sertã com azeite.
Juntam-se numa tigela individual os ingredientes anteriores, juntamente com os rebentos de espinafres Florette
Acaba-se cortando em brunoise os pimentos e a cebolinha, e prepara-se um vinagrete misturando as verduras com sal, 3 colheres de azeite e 1 de vinagre de maçã. Tempera-se a salada e decora-se com o topping superalimentos. É chegada a hora de saborear!
Completar as suas receitas com hidratos saudáveis é muito mais fácil depois de conhecer a quinoa. E você, que receitas é que gosta de preparar com este cereal? Conte-nos nos comentários