Informação corporativa
  • Noticias /
  • 10 razões para comer legumes

Noticias Florette

10 razões para comer legumes

3/12/2020

Os legumes são um ingrediente essencial na dieta mediterrânica para se conseguir um contributo proteico adequado. Além disso, a grande variedade de legumes existente - lentilhas, grão-de-bico, amendoins, soja, ervilhas, feijões, etc., - e a grande versatilidade destes, permitem que se possa ir muito além das sopas.

Mas, além de terem muitas proteínas, sabe quais as 10 razões pelas quais deve comer legumes?
São uma fonte de energia para o organismo, graças ao facto de serem uma fonte de hidratos, um nutriente básico para a nossa alimentação.
Especialmente as lentilhas e o grão-de-bico, são um bom contributo de ferro, um mineral essencial para qualquer tipo de dieta e, sobretudo, para as dos desportistas.
São muito saciantes, ajudam a emagrecer sem que seja necessário passar fome. Isto deve-se ao facto de as fibras requererem mastigação e, portanto, atrasarem a digestão.
Têm um alto valor proteico, apesar da sua origem vegetal. Algumas delas, como a soja, têm uma qualidade semelhante à da carne.
O seu índice glicémico é baixo, isto é, a glicose eleva-se lentamente no nosso organismo. Isto faz com que seja uma boa opção para tomar antes de praticar desporto.
O seu custo é muito baixo, o que faz com que sejam economicamente mais acessíveis.

O fósforo, iodo, magnésio, cálcio e potássio, são outros minerais que os legumes proporcionam ao nosso organismo. Estes melhoram o funcionamento correto do sistema neuromuscular.
Graças ao seu alto teor de fibras, melhoram e regulam a flora intestinal, reduzem o colesterol no sangue e ajudam num maior controlo da glicemia.
Melhoram o funcionamento do sistema nervoso central e facilitam a obtenção de energia de outras fontes hidrocarbonadas, dado que têm vitaminas do complexo B.
Como dissemos, os legumes permitem que sejam combinados com qualquer alimento - carne, verduras, cereais e lácteos - o que faz com que sejam um produto muito versátil.

Para incorporar todos estes benefícios na sua dieta, a partir da Florette queremos propor-lhe que experimente esta Salada de feijões e framboesas, ideal para os dias em que não tem muito tempo! Outra salada muito diferente, mas também muito saborosa, é a Salada de lentilhas com ovo e batata Ideal para os dias de inverno!
Embora talvez lhe apeteça um prato totalmente diferente, de forma que, o que é que acha da nossa Empanada de legumes e verdura?

Esperamos que a partir de agora desfrute mais dos legumes depois de conhecer todos os benefícios que estes têm! Conte-nos nos comentários o que achou!