Informação corporativa
  • Noticias /
  • 10 formas sustentáveis de remodelar a sua casa

Noticias Florette

10 formas sustentáveis de remodelar a sua casa

25/11/2021

Quer porque efetua uma mudança, quer porque decidiu renovar compartimentos na sua casa atual, se vai efetuar uma remodelação parcial ou total da sua casa, há várias coisas que deve saber.
De certeza que já se informou sobre empresas e profissionais, pediu orçamento e contrastou opiniões, para minimizar a despesa económica que a obra vai implicar, mas pode acontecer que não tenha parado para pensar noutro assunto.
Qual será o impacto ambiental da sua obra? Ou melhor, como é que pode tornar a remodelação da sua casa mais sustentável? Neste artigo vamos partilhar consigo 10 formas sustentáveis de remodelar a sua casa para a tornar ecofriendly desde o início.

Desconstrução, em vez de demolição: se tiver que derrubar alguma parede, ou até mesmo a casa inteira, com certeza que há muitos materiais que poderá reutilizar, de forma que faça primeiramente um percurso pela casa para ver o que poderá resgatar.


Faça com que os objetos ou móveis que já não quer possam ter uma segunda vida: muitas das coisas que já não quer utilizar são suscetíveis de serem utilizadas por outra pessoa. Ofereça-as a amigos ou conhecidos ou carregue-as num portal de venda de artigos em segunda mão para ser mais sustentável, ao mesmo tempo que consegue um rédito económico com isso.


A importância das janelas: se tenciona efetuar uma remodelação integral, as janelas serão um elemento de uma importância vital, dado que são imprescindíveis para isolar a habitação contra o frio e o calor. Farão com que esta consuma menos aquecimento e/ou ar condicionado e seja mais eficiente.

Na hora de escolher materiais, rejeite os fabricados a partir de derivados do petróleo, como o PVC. Em contrapartida, escolha outros mais sustentáveis como a madeira ou o alumínio com rutura de ponte térmica. Além disso, as batentes ou oscilobatentes são uma melhor opção do que as corrediças, que não são tão herméticas.

Não significa isto que a única solução para tornar a sua habitação mais eficiente seja a substituição. Há alternativas, como instalar juntas isolantes ou substituir os vidros sem modificar os caixilhos.


Utilize tintas livres de COV: quando pintar, certifique-se de que o tipo de tinta que utiliza está livre de compostos orgânicos voláteis, para que seja mais respeitadora do meio ambiente. Pode custar um pouco mais, mas será sustentável e, além disso, mais saudável para as pessoas que vivam em sua casa.


Compre produtos recuperados e antiguidades: as lojas de antiguidades são sítios incríveis onde, procurando com cuidado, pode encontrar objetos, materiais e móveis que proporcionarão estilo e calor à sua casa e contribuirão para minimizar o impacto económico e ecológico. Estes, além de terem geralmente qualidades e acabamentos muito bons, farão com que a sua casa tenha personalidade e se distinga das outras.

Mas além das antiguidades, para os materiais recomendamos que nem sempre procure novos na loja, mas que veja a possibilidade de incluir materiais recuperados.

Por exemplo, a madeira recuperada é uma boa opção para bancadas, pavimentos e paredes. E além de ser uma opção ecológica e muito mais sustentável, é muito estética.


Há mil formas de fazer a sua remodelação, de modo que, antes de começar, recomendamos que pense em qual é a forma mais sustentável de converter a sua casa num espaço eficiente, quente e com personalidade.