Informação corporativa
  • Noticias /
  • 10 alimentos que o(a) ajudarão a combater a astenia primaveril

Noticias Florette

10 alimentos que o(a) ajudarão a combater a astenia primaveril

26/05/2023

A Primavera já chegou e, para poder desfrutar dela ao máximo, trazemos-lhe alguns conselhos para dizer adeus à astenia primaveril e estar no seu máximo nesta época. Para muitas pessoas a chegada da Primavera é um motivo de alegria. Chega o bom tempo mas, para muitos, também é o momento de levar a passear os lenços e o anti-histamínico.

A astenia é uma sensação muito divulgada durante esta época do ano. Quando alguém sofre de astenia costuma ter uma sensação geral de cansaço que pode influir, tanto na sua saúde física, como na mental. Normalmente sentem-se mais fracos(as) e custa-lhes muito mais concentrar-se em tarefas rotineiras que normalmente não constituem um grande problema.

Além disso, as pessoas que sofrem de astenia podem chegar a experimentar diferentes problemas físicos como anemia, hipotiroidismo ou problemas do sono. Mas, seguindo uma série de normas pode-se fazer com que estes sintomas tão próprios da chegada da Primavera fiquem reduzidos ou inclusive que desapareçam.

1. Dormir o suficiente: para combater a astenia, é muito importante que as horas de sono sejam as adequadas. O que é ideal é dormir sete a oito horas por dia, para que o corpo tenha energia suficiente para o resto do dia.

2. Fazer exercício diariamente: Para que o corpo se mantenha ativo e saudável, é muito importante que efetue exercício diariamente. Não há razão para se matar no ginásio, mas aproveitar as primeiras ou as últimas horas do dia para dar um passeio é fundamental para se manter o corpo saudável e para que, desta forma, não fique afetado pelas mudanças de tempo.

3. Manter uma dieta saudável: Comer bem é um aspeto básico para que o nosso organismo funcione como deve. Consumir alimentos saudáveis e evitar os alimentos processados, ricos em gorduras e açúcares.

4. Controlar o stress: Ter cuidado com os momentos de mais stress, porque podem representar momentos de muita tensão para o organismo.

5. Mudanças de hábitos: Efetuar mudanças nos hábitos diários, como caminhar ou subir escadas em vez de usar o elevador.

6. Evitar o consumo de álcool e tabaco: Estas substâncias podem aumentar a sensação de fadiga.

7. Evitar situações de stress: Procurar desenvolver atividades que criem relaxamento e evitar o stress excessivo.

8. Exposição solar: A exposição ao sol durante curtos períodos de tempo pode melhorar a produção de vitamina D.

9. Descansar quando for necessário: É importante que se descanse e se reserve tempo para relaxamento quando for necessário.

Além destes hábitos, também há alguns alimentos que ajudam a combater os sintomas tão desconfortáveis da astenia. A Florette quer que coma bem para que seja feliz. Por isso, trazemos-lhe as 10 comidas a incluir na sua dieta nesta Primavera, para combater a astenia.

1. Frutas cítricas: As frutas cítricas como a laranja, a toranja e o limão são ricas em vitamina C, que ajuda a combater a fadiga e melhoram o sistema imunológico. Se não têm ideia de como podem incluir estas frutas no vosso dia a dia, aqui lhes deixamos esta salada cítrica que até faz lamber os dedos.

2. Bananas: As bananas são ricas em potássio e magnésio, minerais que ajudam a regular a pressão arterial e melhorar a função muscular.

3. Frutos secos: Os frutos secos como as amêndoas, as nozes e as avelãs são ricos em ácidos gordos ómega-3, que são benéficos para o sistema nervoso e para o combate à fadiga.

4. Legumes: Os legumes são ricos em proteínas, ferro e vitaminas do complexo B, que ajudam a manter a energia e a melhorar o estado de espírito.

5. Espinafres: Os espinafres são ricos em ferro, que ajuda a combater a fadiga e melhorar a capacidade de concentração. Na Florette temos uma grande quantidade de receitas com espinafres como estas deliciosas tartes de espinafres, este grão-de-bico com caril ou estes deliciosos mil-folhas de espinafres.

6. Ovos: Os ovos são ricos em proteínas e vitaminas do complexo B, que ajudam a manter a energia e melhorar a concentração.
Peixe: O peixe é rico em ácidos gordos ómega-3 e vitamina D, que são benéficos para o sistema nervoso e para a melhoria do estado de espírito.

7. Aveia: A aveia é rica em fibras e hidratos de carbono complexos, que proporcionam energia de forma sustentada durante todo o dia. Aqui lhes deixamos uma receita muito completa onde poderão encontrar aveia, espinafre e banana. As panquecas de espinafre e banana são um pequeno-almoço delicioso e excelente para combater a astenia.

8. Chocolate preto: O chocolate preto contém cafeína e teobromina, que são estimulantes naturais e podem ajudar a combater a fadiga.

9. Chá verde: O chá verde contém cafeína e antioxidantes, que podem melhorar o estado de espírito e combater a fadiga.

Se sofrer de astenia, estes são os truques que pode aplicar para fazer da primavera a sua época favorita do ano. Diga-nos nas nossas redes sociais se experimentou estas técnicas para melhorar a astenia e como é que funcionaram.